Programa discute, nesta quarta-feira, 9, às 18h30, “Falsas Controvérsias: conhecer para evitar”

O presidente da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF, Mário Urchei, participa do debate Falsas Controvérsias: conhecer para evitar, no programa Fala FADS. Confira a seguir a divulgação do evento.

Que o atual governo federal dá total apoio ao setor destrutivo do “agronegócio” em detrimento da soberania e segurança alimentar da população brasileira, inclusive tentando flexibilizar a legislação que regulamenta o uso e liberação de agrotóxicos e o licenciamento ambiental, há muito se denuncia em várias esferas da política e sociedade.

Mas o que poucos sabiam é que, assim como em outras áreas, o atual governo federal tem um “ideólogo” para orientar suas ações, praticamente sempre em prejuízo do conjunto do povo brasileiro. Pois o nome do conselheiro dos altos escalões do governo para o setor obscuro do “agronegócio” está no centro de uma polêmica que veio a público há pouco mais de um mês: Evaristo de Miranda, agrônomo da Embrapa que “caiu para cima” desde que a polêmica se tornou pública, uma vez que há uma semana foi nomeado assessor da presidência da empresa.

Nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, o Fala FADS recomenda: “Falsas controvérsias: conhecer para evitar”, onde as teses controversas de Evaristo de Miranda serão temas de debate, com o objetivo de municiar a sociedade com informações cientificamente comprovadas, inspiração que culminou no surgimento da própria FADS.

Para trazer luz ao debate e combater o negacionismo, nossos convidados desta semana são:
Letícia Lima é professora adjunta da Escola de Engenharia da UFMG, Engenheira Ambiental (UFOP), mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (UFMG) e doutora em Geografia (Humboldt Universität zu Berlim, Alemanha). É vinculada ao ICTA (Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais) da Universidad Autònoma de Barcelona (Espanha) onde iniciará período pós-doutoral em março deste ano;
Mário Artemio Urchei é graduado em Engenharia Agronômica pela USP, mestre e doutor em Agronomia pela Unesp e tem pós-doutorado em Agroecologia e Pesquisa Participativa pelo Instituto de Estudos Campesinos da Universidade de Córdoba, Córdoba, Espanha. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e atualmente trabalha na Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna, SP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Relação Solo-Água-Planta-Atmosfera, Física do Solo e Agrometeorologia. Durante o período de 2003 a 2007 exerceu o cargo de Chefe Geral do Centro de Pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Ciência e Tecnologia do SINPAF;
Tiago Ribeiro Duarte é professor de Sociologia da UnB e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade. É doutor em sociologia pela Cardiff University. Sua área de especialização são os Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias.

A mediação do debate será de Mariana Moura, professora de Relações Internacionais, doutora em Energia pela USP e mãe de dois adolescentes. Apresenta o programa Papo com Ciência no Youtube. Dirigiu a APG USP Capital e fundou, junto com renomados cientistas, os Cientistas Engajados, para criar a Bancada da Ciência. Organizou em SP atos em resposta ao incêndio do Museu Nacional, contra o corte das bolsas de pesquisa (2018) e a Marcha pela Ciência (2019). Levou a Ciência para a Paulista, fez palestra para a comunidade no Bixiga (Covid-19) e na rua (queimadas na Amazônia).

Para anotar na agenda e deixar programado: Fala FADS “Falsas controvérsias: conhecer para evitar”, dia 9 de fevereiro, a partir das 18h30, na TV GGN (https://www.youtube.com/tvggn). Para saber mais sobre a FADS, acesse https://www.facebook.com/falafads

Fonte: TV GGN, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gBrlMSTugeA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *