O 13º Congresso do SINPAF será realizado, de 2 a 4 de junho de 2023 (sexta-feira a domingo), em Brasília-DF, após 6 anos sem ocorrer devido ao atraso provocado pela pandemia da Covid 19. O tema escolhido para este ano será “Fortalecer nossas empresas públicas, em defesa da democracia, pelo fim da fome.”

O evento acontece a cada 3 anos, geralmente no primeiro ano de mandato de cada Diretoria eleita, e faz parte das instâncias deliberativas do sindicato. Na ocasião, os 176 delegados e delegadas eleitos nas Seções Sindicais das empresas da base (Embrapa, Codavasf, Distritos Irrigados, Empaer, Emparn e Pesagro), que ficam em todas as Regiões brasileiras, vão debater os planos do sindicato para o próximo triênio.

Este será um ano emblemático para os participantes do Congresso, não só pelo tempo em que o evento não é realizado, mas também devido à mudança do governo brasileiro, que passou de uma gestão autoritária, neoliberal e fascista para um governo de esquerda e democrático.

Porém, também será um tempo de novos desafios, no qual será necessário retomar os mecanismos de democracia interna nas empresas da base, de buscar a recomposição dos recursos para investimento na pesquisa e no desenvolvimento regional, assim será preciso criar e executar projetos que respondam imediatamente à grave situação de insegurança alimentar a qual o país tem enfrentado.

“Nossa expectativa é que esse 13º Congresso do SINPAF seja produtivo e traga direcionamentos concretos para que o SINPAF exerça suas lutas com êxito e traga bons frutos para as trabalhadoras e os trabalhadores da nossa base,” afirmou o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal.

PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS

Na pauta do Congresso do SINPAF estão previstos palestras e debates sobre diversos temas, como o papel das empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento agropecuário no combate à fome no Brasil, a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e os planos de saúde, a situação dos planos de previdência, a participação da mulher no movimento sindical e os desafios do sindicato com a nova composição do Congresso Nacional e com o novo cenário político brasileiro.

Na abertura, além do presidente da Diretoria Nacional do SINPAF, Marcus Vinicius, e da presidenta da Auditoria Fiscal Nacional, Joana D’Arc, já está confirmada a participação da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, assim como dos deputados federais, Erika Kokay (PT-DF) e Elvino Bohn Gass (PT-RS).

Para contribuir nos debates foram convidados palestrantes de diversas instituições parceiras do SINPAF e do movimento sindical. No primeiro dia do Congresso, sexta-feira (2/6), para tratar sobre a conjuntura nacional do país, contaremos com a participação do presidente da CUT, Sérgio Nobre; do presidente da Contag, Aristides dos Santos; e os representantes do MST Mulher Ceres Hadich, e do Dieese, José Silvestre. Sobre a situação da insegurança alimentar no país, teremos o representante do Instituto Fome Zero, Walter Bellik, e a representante do Consea, professora Ana Lúcia Pereira; e os representantes dos planos de saúde das empresas da base do SINPAF, Rita Ramos Damasceno (Casec), Carlos Honorato (Casembrapa) e Rogério Xavier (Diesat), também participarão dos debates do primeiro dia. 

No sábado (3/6), o Congresso também contará com a presença dos presidentes da Ceres, José Roberto R. Peres, e da Fundação São Francisco Maurício Pietro da Rocha; além da participação do DIAP, com Neuriberg Dias, e do DIEESE, com Fausto Augusto Jr. O Dieese também marcará presença na discussão dos Acordos Coletivos de Trabalho no domingo (4/6), com a participação da supervisora do escritório regional no DF, Mariel Angeli Lopes.

PAUTAS DO SINDICATO

A reforma do Estatuto do SINPAF será um dos pontos centrais deste Congresso. Ao longo das cinco plenárias regionais realizadas neste ano, o coordenador da comissão que organiza a proposta de alteração do regimento interno do sindicato, Adilson da Mota, apresentou diversos pontos a serem modificados e recebeu sugestões de delegados e delegadas por e-mail. As contribuições foram sistematizadas em um documento, que será apresentado aos delegados e delegadas do Congresso para debate e votação.

Além disso, serão apreciados e votados: a Tese Guia do 13º Congresso do SINPAF, que tem como tema “Fortalecer nossas empresas públicas, em defesa da democracia, pelo fim da fome”; o Relatório da Auditoria Fiscal Nacional e os Relatórios Financeiros; e as Previsões Orçamentárias do Sindicato.

Pauta do 13º Congresso do SINPAFBaixar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *