Mês da Consciência Negra
20 de novembro é um marco para reflexões sobre o fortalecimento de ações e políticas públicas antirracistas
A sociedade brasileira é marcada pelo racismo estrutural e é urgente o planejamento e implantação, cada vez maior e intenso, de ações e de políticas públicas antirracistas em todas as esferas. Combater e eliminar o racismo também é um dever de todas(os) nós no cotidiano e, ao presenciar qualquer ato racista, precisamos denunciar e prestar todo o apoio à vítima desse crime. Ou seja, é responsabilidade do Estado, das instituições e da população mudar o terrível cenário de desigualdade e de violência que afeta a vida das pessoas negras no Brasil.
A Diretoria da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF defende todas as iniciativas nesse sentido, como por exemplo a Lei de Cotas na educação e em concursos públicos, ações afirmativas e reparadoras. Preservação e fortalecimento da memória, da história, cultura, lideranças e mártires. Fortalecimento e ampliação de uma comunicação antirracista. E principalmente, combate radical contra todas as formas de violência e preconceito.
20 de novembro é feriado. Neste ano, se tornou feriado estadual. Uma importante conquista no fortalecimento da data, que é uma homenagem a Zumbi dos Palmares e que marca a luta e resistência do povo negro. A defesa e luta por uma sociedade mais justa, igualitária e democrática exige o compromisso com a luta antirracista.
Participe dos atos e una-se a todas(os) que querem uma sociedade melhor para todas(os).