Reunião entre SSCJ e Diretoria de Pesquisa e Inovação marca retomada de diálogo
A Diretoria da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF apresentou uma série de temas, considerados essenciais, ao Diretor-Executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Nailto Pillon. A reunião foi solicitada pelo Diretor e ocorreu na segunda-feira, 8, na Embrapa Meio Ambiente. Na avaliação de Mário Urchei, presidente da Seção Sindical, a reunião foi extremamente positiva. “Inicialmente, pela retomada do diálogo entre a representação das(os) trabalhadoras(es) e a direção da empresa e pelo debate de temas relevantes, como a consolidação do caráter público da Embrapa”, comentou Urchei.
Também esteve na pauta da reunião a imediata interrupção e reversão das ações implantadas pelo projeto Transforma, além da urgente e necessária recomposição do orçamento da Embrapa, a fim de viabilizar, por exemplo, a recuperação da infraestrutura da empresa. A diretoria local do Sindicato defendeu a necessidade de revisão da governança e a implementação de processos democráticos e controle social da empresa. Nesse sentido, uma das sugestões apontadas foi em relação à ampliação da representação dos segmentos no Conselho de Administração (Consad).
Outro aspecto destacado foi sobre a atuação da Embrapa no combate à fome no país e a importância de a empresa participar ativamente das ações emergenciais de políticas públicas. O fortalecimento e aumento do apoio a linhas de pesquisa nas áreas de agroecologia, assentamentos da reforma agrária, quilombolas, povos originários e agricultura familiar, bem como o restabelecimento do papel da Embrapa como coordenadora do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) também estiveram no centro do debate. Além, é claro, do importante problema ambiental. Neste tema, o destaque ficou por conta da demanda de um posicionamento contrário, por parte da empresa, em relação ao Projeto de Lei Nº 364/2019, que põe em risco biomas brasileiros.
A extensa pauta de assuntos tratados contemplou diversos anseios em prol de uma Embrapa mais democrática e desburocratizada, voltada a atender a missão estratégica da empresa em benefício de toda a categoria e da sociedade brasileira.