Dia Nacional dos Povos Indígenas
Como ressaltou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, em seu pronunciamento sobre o dia 19 de abril, são 305 povos indígenas no Brasil, “que fazem parte do grande mosaico de tradições e histórias de resistência do nosso país”.
Não é dia do índio. É Dia Nacional dos Povos Indígenas, que marca, além da celebração de toda sua diversidade e riqueza cultural, a resistência na luta pelo direito de existir, pela preservação e respeito ao meio ambiente, pela demarcação de suas legítimas terras.
Alguns avanços são notórios, como é a própria criação do Ministério dos Povos Indígenas e a implantação de cotas para vestibulares e, em alguns casos, como na Unicamp, a realização de vestibulares exclusivos para indígenas. No entanto, estamos em 2024 e após mais de cinco séculos, o Brasil ainda se depara com situações extremamente graves e crimes que ameaçam a vida dos povos originários.
A luta dos Povos Indígenas é necessária e de toda a população brasileira. A Diretoria da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna se une à essa luta, em prol da diversidade, da democracia para todas(os) e de uma sociedade mais justa e inclusiva.