Precisamos nos mobilizar para pressionar pelo ACT 2024-2025

Já estamos no segundo semestre e as negociações do nosso Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024-2025 avançaram muito pouco. Ainda não houve a apresentação de índice econômico por parte da direção da empresa em relação ao reajuste salarial e às cláusulas econômicas. Enquanto novas rodadas são aguardadas, o atual ACT foi prorrogado até 31 de julho.

No dia 3 de julho, foram realizadas Assembleias nas unidades Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Territorial sobre a situação do ACT e a proposta de transformar a Assembleia Extraordinária em Assembleia Permanente foi aprovada por unanimidade. 

A assessoria jurídica da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF esteve presente nas assembleias do dia 3 para prestar esclarecimentos e analisou o andamento das negociações do ACT, com base no documento elaborado pela Diretoria Nacional do SINPAF (acesse aqui o documento
https://sinpafcampinasejaguariuna.org.br/wp-content/uploads/2024/07/Planilha-situacao-clausulas-ACT-Embrapa.pdf).

Conforme destaque da assessoria jurídica da Seção Sindical, a Embrapa “analisou várias cláusulas suspensas e manteve posicionamento negativo – tais cláusulas existiram em dado momento no Acordo Coletivo de Trabalho e o Sindicato tenta retomar a sua inclusão no novo ACT. Além dessas cláusulas, existem outras que a empresa pede a exclusão, pois não concorda com a alteração ou inclusão requerida pelo Sindicato, como assédio moral, auxílio para filhos com deficiência e adicionais de insalubridade”.

O resultado em âmbito nacional, conforme divulgado pela Diretoria Nacional do SINPAF, foi que “a maioria das Seções” aprovou a Assembleia Permanente, o que permite a convocação de novas assembleias para tratar do ACT em um curto prazo de tempo.

Participe da mobilização pelo ACT 2024-2025 e ajude a aumentar a pressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *