Trabalhadoras(es) das três unidades participam das atividades da vigília pelo ACT 2024-2025 na Seção Sindical
Entre quarta e quinta-feira, dias 25 e 26, foram realizadas atividades nas três unidades vinculadas à Seção Sindical Campinas e Jaguariúna, dentro da proposta de vigília em defesa do nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025, conforme deliberado na Assembleia Geral Permanente, que ocorreu na sexta-feira da semana passada, 20, de forma remota.
Na quarta-feira, houve o café da manhã, com roda de conversa e vigília, na Embrapa Territorial e Embrapa Agricultura Digital. No período da tarde, a mobilização teve continuidade na Embrapa Agricultura Digital. Na Embrapa Meio Ambiente, a mesma atividade foi realizada ontem. O balanço aponta para a participação de 65 trabalhadoras(es) nas três unidades.
A questão do ACT também foi levada para a SIPAT na Embrapa Meio Ambiente, na quarta-feira pela manhã. A Seção Sindical participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho com um estande. Aproveitando o momento, houve a distribuição da edição Curupira Expresso nº 222 chamando para a vigília do ACT e sorteio de livros. Ao todo, 37 trabalhadoras(es) assinaram a lista no estande da Seção.
As atividades da vigília na Seção Sindical continuaram ontem, às 10 horas, com a realização de uma reunião virtual de atualização sobre o andamento das negociações do ACT.
A 16ª rodada de negociação do ACT 2024-2025 continuou ao longo do dia de ontem e apenas ao final da tarde a Embrapa apresentou uma proposta de acordo bianual para 2024/2026, com reajuste de 80% do INPC (2,58%) para salários e benefícios para o período 2024/2025, e 100% do INPC acumulado para o período 2025/2026. Contudo, a CNN do SINPAF recusou a referida proposta na própria mesa. Dessa forma, a Embrapa retirou sua proposta e deu a negociação por encerrada, autorizando o sindicato a ajuizar o dissídio coletivo.
Finalizando a reunião, o Acordo Coletivo de Trabalho foi prorrogado de 1º de outubro a 1º de novembro, garantindo temporariamente a manutenção das cláusulas atuais.
Tendo em vista esse cenário, a Seção Sindical Campinas e Jaguariúna manterá as(os) trabalhadoras(es) informadas(os) sobre os próximos passos e defende que a categoria permaneça atenta e mobilizada.
A seguir, algumas imagens das atividades que ocorreram na nossa Seção Sindical.