Por uma sociedade antirracista. O envolvimento de todas(os) é urgente
Nesta quarta-feira, 20 de novembro, é lembrado o Dia Nacional de Zumbi e o Dia da Consciência Negra. Data fundamental que exige de toda a sociedade reflexões e, principalmente, ações para eliminar toda e qualquer forma de racismo. E avançar no sentido de uma sociedade, de fato, antirracista.
Essa é uma luta que precisa ser de todas as pessoas. Não é ao acaso que 70% da população prisional no Brasil seja formada por pessoas negras (Estudo: 70% da população carcerária no Brasil é negra – Pesquisa mostra racismo estrutural no sistema carcerário – Agência Brasil / https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2024-07/estudo-70-da-populacao-carceraria-no-brasil-e-negra).
A Agência Fapesp traz uma notícia hoje, 19, sobre as dificuldades de adaptação à vida acadêmica de estudantes negros (Preconceito e discriminação dificultam integração e êxito acadêmico de estudantes negros na universidade – Agência Fapesp / https://agencia.fapesp.br/preconceito-e-discriminacao-dificultam-integracao-e-exito-academico-de-estudantes-negros-na-universidade/53335).
No que se refere a trabalho, a situação também exige ações urgentes em direção a uma igualdade (veja no site da CUT – Racismo estrutural prejudica a inserção de pessoas negras no mercado de trabalho / https://www.cut.org.br/noticias/racismo-estrutural-prejudica-a-insercao-de-pessoas-negras-no-mercado-de-trabalho-e431).
Envolva-se. Esse problema é de todas(os).
Campinas
Em Campinas, a tradicional Marcha Zumbi dos Palmares chega a 24ª edição. A concentração está marcada para às 8h30, na Estação Cultura, e a saída da Marcha pelas ruas do Centro da cidade até o Largo do Rosário está prevista para ter início às 9h30. Participe!