

Fortalecer organizações e mobilizações de luta das mulheres para combater desigualdades e violência
Diferenças nos salários e na jornada de horas dedicadas aos afazeres domésticos são aspectos que ainda fazem parte da realidade das mulheres no mundo do trabalho. Aliada a essa desigual relação, a violência praticada contras as mulheres, das mais diversas formas, escancaram a necessidade de discutir, de forma profunda e abrangente, esse cenário. Com essa intenção, a Diretoria da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF convidou a pesquisadora Deise Recoaro para tratar sobre a importância da participação das mulheres por direitos e equidade.
O evento aconteceu no dia 26 de março, no auditório da Embrapa Meio Ambiente, em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres. Deise apresentou vários dados contextualizados e destacou a importância das mulheres fortalecerem os movimentos e mobilizações para a conquista de direitos, como por exemplo a Marcha Mundial das Mulheres. Também sugeriu algumas leituras, entre elas “O segundo sexo”, de Simone de Beauvoir, e “O feminismo para todo mundo”, de Bell Hooks.
Deise Recoaro é doutora em Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), conselheira da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (Contraf/CUT) e militante feminista da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB – https://ambfeminista.org.br/).
Após o debate, houve o sorteio de livros entre o público presente e a interação continou com um almoço coletivo oferecido pela Seção Sindical.





