MCTP lança Carta em Defesa da C&T Pública para candidatas(os) nas eleições 2022


O Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP) lançou uma Carta a candidatos, candidatas e candidates em defesa da Ciência e Tecnologia Pública. O documento é subscrito por diversas entidades, inclusive de alcance nacional e estadual.

Entre as entidades signatárias estão a Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF e o SINPAF Nacional, o ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), APqC (Associação de Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo) e SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia – SP), entre outras.

Na Carta, cinco pontos são apresentados para comprometimento de candidat@s: 
1. A reversão do processo de privatização das universidades públicas, institutos federais e CEFET;
2. A reversão do processo de privatização dos institutos e empresas públicas de pesquisa;
3. A revogação das legislações voltadas à privatização do conhecimento;
4. A quebra de patentes para que a sociedade tenha acesso ao conhecimento gerado;
5. A democracia e liberdade de expressão nas instituições públicas de ensino superior, nas empresas e institutos de pesquisa


No documento também é destacada a importância fundamental de “irmos além do crescimento econômico e viabilizar o desenvolvimento socioeconômico que atenda verdadeiramente os interesses da classe trabalhadora, baseado na distribuição de renda, no combate às desigualdades sociais e regionais, na geração de postos de trabalho, na soberania alimentar e na preservação socioambiental, com participação nas decisões pelos diferentes segmentos da sociedade”.

A Carta em defesa da Ciência e Tecnologia Pública está disponível na íntegra em https://ctpublica.wordpress.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *