Riscos da terceirização e importância das ações de mobilização foram discutidos nas atividades do dia 9, na SSCJ

Trabalhadoras(es) participaram de rodas de conversa, organizadas pela Seção Sindical Campinas e Jaguariúna (SSCJ) do SINPAF, nas unidades Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Territorial, como parte das atividades da mobilização convocada pelo SINPAF Nacional na quinta-feira passada, dia 9, com o lema TERCEIRIZAÇÃO NÃO. CONCURSO PÚBLICO JÁ! Além das mobilizações locais, inclusive com a distribuição de panfletos e instalação de faixas nas três unidades, a Seção Sindical também marcou presença no ato em Brasília.

Reflexões sobre os prejuízos da terceirização, os riscos que representa à atividade-fim da Embrapa e as ações judiciais tomadas pelo Sindicato para impedir essa grave medida administrativa foram alguns dos destaques nas discussões locais. As(os) empregadas(os) também debateram sobre a importância da realização de concurso público e a continuidade da mobilização para conter essa medida privatista, além da necessidade de uma maior transparência das chefias e participação coletiva no processo de escolha das(os) candidatas(os) aos cargos de gestão da empresa.

Em Brasília, o ato foi realizado na porta da sede da Embrapa e, na sequência, em frente ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde recebeu o apoio da ministra do Planejamento e Abastecimento, Simone Tebet. As(os) trabalhadoras(es) presentes na manifestação foram recebidas(os) pelo secretário-executivo adjunto do Mapa, Luiz Rodrigues (confira as notícias sobre a mobilização no DF, no site do SINPAF Nacional). Da Seção Sindical estiveram presentes o presidente e o vice-presidente, Devanir Sebastião dos Santos e Mário Artemio Urchei, respectivamente, ambos diretores também do SINPAF Nacional.

Na avaliação deles, o balanço das iniciativas é extremamente positivo. Envolver a categoria nas reivindicações é fundamental para fortalecer a pressão nessa e em outras pautas de interesse das(os) trabalhadoras(es), além de mostrar os problemas dessa importante empresa para a sociedade e chamar a atenção das autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *