Após ações da Seção Sindical, o café da manhã do CNPMA tem melhoria significativa
A melhoria no serviço do café da manhã das(os) assistentes e técnicas(os) da Embrapa Meio Ambiente foi resultado do trabalho deflagrado pela Diretoria da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna (SSCJ) do SINPAF e não decorrente da iniciativa espontânea da chefia da unidade, conforme veiculado na intranet da Embrapa.
Cronologia do processo:
Em 20 de fevereiro de 2024, a SSCJ enviou ofício à chefia da unidade solicitando reunião para buscar uma solução conjunta para os problemas identificados com o café da manhã, dentre eles a constatação de baixa qualidade nutricional e de produtos vencidos. Após uma série de cobranças, a reunião acabou ocorrendo no dia 2 de abril e, por sugestão da Chefia-Adjunta de Administração, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes da gestão e do sindicato com o objetivo de levantar sugestões e subsídios para melhoria do café da manhã servido às(aos) assistentes e técnicas(os) do CNPMA.
Em 28 de junho, o GT concluiu seus trabalhos, com a participação efetiva do sindicato, o qual atuou, inclusive, além de suas atribuições, no intuito de contribuir com o processo de melhoria do café da manhã do CNPMA.
E dentre os resultados desse trabalho, podemos destacar a iniciativa do sindicato em sugerir a realização de uma consulta às(aos) trabalhadoras(es) para validação do novo cardápio proposto pelos membros do GT para melhoria do café da manhã.
Após essa validação, o relatório final do GT propôs, como resultado principal, opções de cardápio para subsidiar a chefia a implementar a melhoria da qualidade nutricional, maior diversidade e também a inclusão de produtos adequados às(aos) trabalhadoras(es) com restrições alimentares.
No entanto, durante os trabalhos do GT, a atribuição do sindicato foi confundida por alguns membros da gestão da unidade, os quais passaram a cobrar dos representantes da Seção Sindical, de maneira equivocada, a responsabilidade em finalizar aspectos técnicos e formais do processo oficial de compras. E o que é pior, essa cobrança ocorreu inclusive em despachos no processo SEI. Porém, logo em seguida, a Diretoria da Seção Sindical encaminhou ofício SSCJ 060/2024 para esclarecer os equívocos citados no referido despacho.
Na semana passada, a Chefia da unidade voltou a ter uma atitude questionável, ao anunciar na intranet da Embrapa “que a chefia da Embrapa Meio Ambiente, com o apoio do SPS, assumiu e implementará melhorias no serviço de café da manhã para os beneficiários da Unidade”, sem citar a participação do sindicato que foi, inclusive, quem fez os questionamentos iniciais e realizou ações efetivas para que esse benefício, previsto no Acordo Coletivo de Trabalho, fosse cumprido de forma adequada.
A Diretoria da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna repudia esse tipo de postura da Chefia e reafirma que continua atenta ao papel de fiscalização e cobrança, bem como de colaboração nos processos em prol das(os) trabalhadoras(es) das unidades vinculadas.