Justiça para o assentamento Olga Benário
A notícia do atentado na noite de sexta-feira, 10, contra as(os) trabalhadoras(es) rurais que moram no assentamento Olga Benário, localizado em Tremembé (SP), é estarrecedora e exige que a Justiça seja feita, com a devida investigação e condenação de todos os envolvidos nesse crime bárbaro e covarde.
A ação criminosa resultou no assassinato de Valdir do Nascimento (Valdirzão) e de Gleison Barbosa de Carvalho, além de outras seis pessoas que ficaram feridas. Na avaliação do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) “é mais uma falha nas políticas de segurança pública de Tarcísio de Freitas e resultado da negligência com a área rural do estado”, conforme notícia publicada no site do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) – confira em https://mst.org.br/2025/01/12/parlamentares-condenam-ataque-a-assentamento-do-mst-em-tremembe-sp-e-cobram-investigacao-do-caso/.
Gilmar Mauro, da direção nacional do MST, apontou que a região sofre uma “especulação imobiliária muito intensa, articulada com políticos locais, também com milícia, para adentrar nos nossos territórios e tomar alguns lotes” (https://www.brasildefato.com.br/2025/01/11/ataque-contra-assentamento-do-mst-em-tremembe-sp-deixa-dois-mortos-e-seis-feridos).
A Seção Sindical Campinas e Jaguariúna do SINPAF se solidariza com todas as famílias do assentamento Olga Benário (que, inclusive, está regularizado no INCRA), com o MST e se une às manifestações que clamam por justiça. Também reforça a necessidade urgente de políticas públicas que assegurem as condições para que os agricultores tenham condições dignas e seguras para viver e produzir os alimentos.
Essa violência e ódio são incompatíveis com uma democracia. “Esse comportamento faz parte de um projeto de sociedade miliciana, onde a Justiça é trocada pelo justiçamento. Na qual a mediação dos conflitos naturais em toda a sociedade, que deveria ficar a cargo de instituições, é atacada em nome da possibilidade de grupos armados resolverem da forma como melhor entenderem os seus problemas, escreveu Leonardo Sakamoto em sua coluna no UOL. Recomendamos muito a leitura dessa análise, que está disponível em https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2025/01/12/apoio-ao-atentado-contra-o-mst-e-sinal-de-que-odio-venceu-nas-redes-sociais.htm